VISITA DO 4.º ANO DO CURSO DE CAVALARIA AO RC3 E À COUDELARIA NACIONAL
No âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Tática de Cavalaria II e de Equitação, os Cadetes-Alunos do 4. ° ano do Curso de Cavalaria da Academia Militar, realizaram, entre os dias 11 e 13 de junho de 2025, uma visita ao Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), em Estremoz, e, no dia 14 de junho, uma visita à Coudelaria Nacional, em Alter do Chão.
A visita ao RC3 teve como objetivo principal conhecer a missão, a organização e a atividade operacional desenvolvida por este Regimento e, em particular, a dinâmica associada ao Agrupamento ISTAR. Já a visita à Coudelaria Nacional teve como objetivo dar a conhecer a história e a atividade da mais antiga Coudelaria do mundo em funcionamento contínuo, esta que é a casa da criação nacional do Cavalo Lusitano e que está na origem da escola portuguesa de arte equestre, considerada um dos maiores patrimónios equestres do mundo.
Para além destas visitas, houve oportunidade para o enriquecimento cultural dos nossos alunos, com visitas aos museus do Azulejo e do boneco de barro de Estremoz, o primeiro pertença da fundação Berardo e considerado o museu com a maior coleção de azulejos do mundo e, destacando o segundo pela impressionante coleção de bonecos de barro de Estremoz, reconhecido pela UNESCO como património imaterial da humanidade.
Esta visita afirmou-se como uma mais-valia para os Cadetes-Alunos no âmbito da sua formação, não só porque se enquadra no âmbito dos temas táticos de reconhecimento desenvolvidos no âmbito da referida UC e na contextualização das aulas de Equitação, considerando, neste caso, a visita à Coudelaria Nacional, mas também por forma a que conheçam uma das Unidade da Arma, as suas valências e capacidades e para cimentar o gosto pela arte equestre, fatores considerados preponderantes nas suas decisões futuras.




















