MESTRADO EM CIÊNCIAS MILITARES, NA ESPECIALIDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA GNR

O Ciclo de Estudos do Mestrado em Ciências Militares, na Especialidade de Administração da GNR, permitirá capacitar os futuros Oficiais da GNR com uma vertente académica robusta para enfrentarem funções, em tempo de paz, estado de sítio, de emergência ou de guerra, de elevada exigência na gestão de recursos logísticos, humanos e financeiros, quer no plano interno ou integrados em missões internacionais.

Objetivos gerais definidos para o Ciclo de Estudos:

  • Formar Oficiais do Serviço de Administração Militar para os QP da GNR;
  • Habilitar os Oficiais ao exercício das funções que estatutariamente lhes são cometidas;
  • Conferir competências para cumprimento das missões da GNR;
  • Promover o desenvolvimento individual para o exercício de funções de comando, direção e chefia;
  • Preparar quadros com competências e capacidade para comandar em situações de risco e de incerteza típicas do conflito armado, em resposta às exigências da segurança interna;
  • Ministrar formação científica de base técnica e tecnológica, nomeadamente nas áreas da gestão e administração, destinada a satisfazer as qualificações profissionais indispensáveis ao desempenho de funções técnicas da especialidade de Administração e Gestão Militar;
  • Assegurar a formação comportamental sustentada numa sólida educação militar, moral e cívica a fim de desenvolver qualidades de comando, direção e chefia inerentes à condição militar, preparação física e formação militar.

Estrutura curricular e plano de estudos do Mestrado em Ciências Militares, na Especialidade de Administração

1.º Ano

1.º Semestre

Metodologia da Investigação Científica

Metodologia da Investigação Científica

ECTS 5 | Horas/Semana 3 | Código UC H2

A UC tem por finalidade capacitar os estudantes para concretizarem com sucesso os seus Trabalhos de Investigação Aplicada (TIA), o que supõe aptidão para mobilizar conhecimentos relativos aos procedimentos da metodologia científica, adequando-os aos problemas de pesquisa e tipo de investigação. Com a articulação entre conteúdos programáticos, metodologia de ensino e métodos de avaliação visam-se os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1. Compreender os tipos de pesquisa e as suas etapas
OA2. Reconhecer as opções epistemológicas e ontológicas e o papel da teoria
OA3. Definir e delimitar os objetivos e objeto da pesquisa
OA4. Identificar e diferenciar os métodos e técnicas de recolha e tratamento de dados
OA5. Planificar e redigir o projeto de TIA
AO6. Compreender e aplicar os preceitos éticos da investigação científica

Learning Objectives (OA):

The purpose of CU is to enable students to successfully complete their Applied Research Work (ARW), which implies the ability to mobilize knowledge related to the procedures of scientific methodology, adapting them to the research problems and type of investigation. With the articulation between syllabus, teaching methodology and assessment methods, the intended Learning Outcomes (LO) are:
LO1. Understand the types of research and their phases

LO2. Recognize epistemological and ontological options and the role of theory
LO3. Define and define the objectives and object of the research
LO4. Identify and differentiate data collection and processing methods and techniques
LO5. Plan and write the a research project
LO6. Understand and apply the ethical precepts of scientific research

Economia Pública

Economia Pública

ECTS 6 | Horas/Semana 3 | Código UC H1

Proporcionar o desenvolvimento de competências de raciocínio analítico e espírito crítico na análise, ao nível teórico e prático, da atividade económica do setor público dos problemas de natureza orçamental. Objetivos de Aprendizagem (AO):

OA1- Desenvolver raciocínio geral e analítico e capacidade critica sobre os instrumentos e técnicas relativos à atividade das entidades da administração pública e do seu financiamento.
OA2 - Solucionar problemas que, ao longo das suas carreiras, se espera que os estudantes virão a desempenhar, nomeadamente, em funções directa ou indirectamente relacionadas com as áreas administrativas ou financeiras das U/E/O do Exército, GNR e, eventualmente, no futuro outros Ramos das FA.

Provide the development of analytical reasoning and critical thinking skills in the analysis, at the theoretical and practical level, of the public sector's economic activity of budgetary problems.

Learning Objectives (LO):

LO1- Develop general and analytical reasoning and critical analysis of the instruments and techniques of public economics
LO2- Solve problems that, throughout their careers, the graduates will face, namely in functions related to administrative and financial activities of the Army and GNR, or eventually, in other branches of Armed Forces

Gestão Financeira I

Gestão Financeira I

ECTS 6 | Horas/Semana 3 | Código UC H1

Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1 - Analisar as demonstrações financeiras contabilísticas, obtendo indicadores de interesse para a análise económica e financeira de uma empresa
OA2 - Estudar os princípios e técnicas de análise financeira
OA3 - Compreender a importância do ciclo de exploração no equilíbrio financeiro da empresa
OA4 - Calcular medidas de rendibilidade, e risco e crescimento
OA5 - Apresentar demonstrações financeiras previsionais
OA6 - Breve introdução aos modelos de avaliação
OA7 - Analisar e discutir casos práticos 

Learning Objectives (LO):

LO1 -Analyzing the accounting financial statements in order to obtain indicators of interest for the company's financial analysis.
LO2 - Studying the principles and techniques of financial analysis
LO3 - Understanding the importance of the operacional cycle in the financial balance of the company.
LO4 - Analysing profitability, risk, and growth
LO5 - Estimating forecast financial statements
LO6 - Introduction to valuation model
LO7 - Analyze and discuss case studies

Administração e Gestão Pública

Administração e Gestão Pública

ECTS 5 | Horas/Semana 3 | Código UC H1

Pretende-se dotar os alunos das competências administrativas e de conhecimento técnico (domínio organizacional), de raciocínio crítico e analítico e de tomada de decisão (dimensão cognitiva), de trabalho de equipa, de negociação e de comunicação (dimensão de liderança) através do efeito conjugado entre metodologia de ensino, metodologia de avaliação e conteúdos programáticos.

Visam-se atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1 - Identificar as políticas públicas Europeias e internacionais e o modo como estas influenciam a nossa administração;
OA2 - Compreender o desempenho organizacional na administração pública;
OA3 - Identificar metodologias de gestão pública.

It is intended to provide students with administrative skills and technical knowledge (organizational domain), critical and analytical reasoning and decision-making (cognitive dimension), teamwork, negotiation and communication (leadership dimension) through conjugated effect between teaching methodology, evaluation methodology and program content.

The aim is to achieve the following objectives:

LO1 - Identify the influence of the European and international public policies in portuguese administration;
LO2 - Understand organizational performance in public management;
LO3 - Identify public management methodologies.

Contabilidade Pública I

Contabilidade Pública I

ECTS 6 | Horas/Semana 3 | Código UC H1

Pretende-se desenvolver nos alunos os conhecimentos técnicos (domínio organizacional), de raciocínio crítico, de raciocínio analítico (dimensão cognitiva), através do efeito conjugado entre metodologia de ensino, metodologia de avaliação e conteúdos programáticos.

Estes procurarão contribuir para atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1 – Reconhecer caraterização do sistema financeiro e fiscal da Administração Pública
OA2 – Identificar a estrutura conceptual da contabilidade pública
OA3 – Reconhecer a caraterização das finanças públicas portuguesas
OA4 – Conhecer os fundamentos e objetivos do Sistema de Normalização Contabilístico para as Administrações Públicas -SNC-AP
OA5 – Caraterizar a contabilidade orçamental portuguesa
OA6 – Dominar a aplicação do Classificador económico
OA7 – Identificar as regras e procedimentos da Lei de Compromissos e Pagamentos em Atraso
OA8 – Conhecer o Regulamento para a Gestão de Recursos Financeiros da Guarda Nacional Republicana e do Exército

It is intended to develop in students the technical knowledge (organizational domain), critical thinking, analytical reasoning (cognitive dimension), through the combined effect between teaching methodology, evaluation methodology and program content.

They will seek to contribute to achieving the following Learning Objectives (OA):

OA1 - To recognize characterization of the financial and fiscal system of the Public Administration
OA2 - Identify the conceptual framework of public accounting
OA3 - Recognize the character of Portuguese public finances
OA4 - To recognize the structure and possibilities of application of the national plan of public accounting (SNC-AP)
OA5 - Characterize the Portuguese budgetary accounts
OA6 - Master the application of the economic Classifier
OA7 - Identify the rules and procedures of the Delinquent Commitments and Payments Act
OA8 - To know the Regulations for the Management of Financial Resources of the National Republican Guard and the Army

 

Organização das Forças e Serviços de Segurança

Organização das Forças e Serviços de Segurança

ECTS 3 | Horas/Semana 3 | Código UC M1

Pretende-se desenvolver as competências de conhecimento técnico (domínio organizacional) e de raciocínio crítico, de raciocínio analítico (dimensão cognitiva), de trabalho de equipa e de comunicação. Os Objetivos de Aprendizagem (OA) são:

OA1 – Caracterizar o Sistema Nacional de Forças
OA2 – Caracterizar o Sistema de Segurança Interna (SSI)
OA3 – Caracterizar a Organização do Sistema de Segurança Interna em Portugal
OA4 – Caracterizar e relacionar os conceitos de “Polícia”, “Força de Segurança” e “Força de Segurança de Natureza Militar”
OA5 – Caracterizar a estrutura organizacional da GNR
OA6 – Caracterizar a vertente militar da missão da GNR e descrever as missões desenvolvidas nesse âmbito
OA7 – Identificar e descrever a organização das forças congéneres da GNR, nomeadamente as que constituem a FIEP e a EUROGENDFOR
OA8 – Descrever a organização e funcionamento das outras Forças e Serviços de Segurança (FSS) Nacionais

We intend to develop the technical knowledge skills (organizational domain) and critical thinking, analytical reasoning (cognitive dimension), teamwork and communication. The Learning Outcomes (LO) are:

LO1 - Characterize the National Forces System
LO2 - Characterize the Internal Security System
LO3 - Characterize the Internal Security System organization in Portugal
LO4 - Characterize and relate the concepts of "Police", "Security Force" and " Security Force with a Military Status"
LO5 - Characterize the organizational structure of GNR
LO6 - Characterize the military component of the GNR mission and describe the missions developed thereunder
LO7 - Identify and describe the organization of the GNR counterparts, particularly those that make up the FIEP and the EUROGENDFOR
LO8 - Describe the organization and operation of the other national security and services forces

2.º Semestre

Gestão Financeira II

Gestão Financeira II

ECTS 6 | Horas/Semana 3 | Código UC H1

Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1- Avaliar títulos mobiliários (ações e obrigações) enquanto fontes de financiamento empresariais
OA2- Avaliar empresa utilizando a metodologia dos fluxos de caixa atualizados e métodos múltiplos
OA3- Reconhecer a política financeira afeta a avaliação da empresa
0A4 - Analisar o risco e rentabilidade de portfolio dos mercados
OA5- Selecionar fontes de financiamento
OA6- Definir a política de distribuição de dividendos
OA7- Decidir sobre o financiamento e o investimento da empresa, utilizando os conhecimentos adquiridos
OA8- Analisar e fazer os casos práticos usando os princípios e técnicas de gestão financeira
OA9 - Comunicar e relatar as ideias nas apresentações orais e debates sobre os casos práticos

Learning Objectives (LO):

LO 1- Value securities (stock and bonds) as sources of corporate financing
LO 2 - Firm valuation
LO 3 - Recognize how the financial policy affects firm valuation
LO 4 - Assess the risk and return of portfolio
LO 5 - Select funding sources.
LO 6 - Decide the pay-out policy
LO 7 - Decide on fim's financing and investment policies, using the acquired knowledge
LO 8 - Analyze and make case studies using the principles and financial management techniques
LO 9 - Report ideas in oral presentations and discussions on the practical cases

Contabilidade Pública II

Contabilidade Pública II

ECTS 6 | Horas/Semana 3 | Código UC H1

Pretende-se desenvolver nos alunos os conhecimentos técnicos (domínio organizacional), de raciocínio crítico, de raciocínio analítico (dimensão cognitiva), através do efeito conjugado entre metodologia de ensino, metodologia de avaliação e conteúdos programáticos.

Estes procurarão contribuir para atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1 – Identificar o regime da supervisão e controlo
OA2 – Reconhecer as principais regras da contabilidade financeira
OA3 – Identificar as principais regras da contabilidade de gestão
OA4 – Conhecer as principais regras da contabilidade orçamental

It is intended to develop in students the technical knowledge (organizational domain), critical thinking, analytical reasoning (cognitive dimension), through the combined effect between teaching methodology, evaluation methodology and program content.

They will seek to contribute to achieving the following Learning Objectives (OA):

OA1 - Identify the regime of supervision and control
OA2 - Recognize as main rules of financial accounting
OA3 - Identify as main rules of management accounting
OA4 - Know the main rules of budget accounting

Auditoria nos Serviços Públicos

Auditoria nos Serviços Públicos

ECTS 5 | Horas/Semana 3 | Código UC H1

Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1. Descrever a auditoria e o seu meio envolvente
OA2. Identificar a profissão de auditor (competências exclusivas, direitos e deveres específicos, incompatibilidades e impedimentos, responsabilidade legal, independência, supervisão da profissão, ética e deontologia profissional)
OA3. Descrever os fundamentos teóricos do planeamento de uma auditoria e elaborar um plano de auditoria
OA4. Identificar o controlo interno, a importância deste para o trabalho de auditoria, o processo de levantamento do sistema de controlo interno de uma entidade e as medidas para o incremento da sua eficiência e eficácia
OA5. Reconhecer a importância da prova em auditoria e os procedimentos de auditoria para sua obtenção
OA6. Identificar os procedimentos de conclusão de uma auditoria
OA7. Identificar os diferentes tipos de relatórios de auditoria e de certificação legal de contas
OA8. Identificar as especificidades da Auditoria Pública, o sistema de auditoria pública e o sistema público de controlo financeiro

Learning Objectives (LO):

LO1. Describe the audit and its surroundings
LO2. Identify the profession of auditor (exclusive competence, specific rights and duties, incompatibilities and impediments, legal responsibility, independence, professional supervision, ethics and professional ethics)
LO3. Describe the theoretical foundations of planning an audit & produce an audit plan
LO4. Identify internal control, its importance for the audit work
LO5. Recognize the importance of evidence in audit and audit procedures
LO6. Identify conclusion procedures
LO7. Identify the different types of audit reports and statutory certification
LO8. Identify the specifics of the Public Audit, system and the public system of financial control

Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública

Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública

ECTS 6 | Horas/Semana 3 | Código UC H1

Pretende-se desenvolver nos alunos as competências de conhecimento técnico, de raciocínio crítico, de raciocínio analítico, de pensamento crítico, de trabalho de equipa e de comunicação através do efeito conjugado entre metodologia de ensino, metodologia de avaliação e conteúdos programáticos. Estes procurarão contribuir para atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1 - Identificar o corpo conceptual na gestão de recursos humanos
OA2 - Explicar o corpo conceptual sobre a visão estratégica, planeamento, recrutamento e seleção, e integração organizacional e retenção
OA3 - Aplicar adequada e corretamente os conhecimentos técnicos
OA4 - Interpretar e examinar questões e situações em Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública
OA5 - Analisar os problemas e apresentar as soluções dos casos práticos.

The objectives intend developing in students the skills of technical knowledge, critical reasoning, analytical reasoning, critical thinking, teamwork and communication through the combined effect between teaching methodology, assessment methodology and programmatic content.

They will seek to contribute to achieving the following Learning Objectives (LO):

LO1 - Identifying the conceptual body in human resources management
LO2 - Explain the conceptual body on strategic vision, planning, recruitment and selection, and organizational integration and retention
LO3 - Properly and properly apply technical knowledge
LO4 - Interpret and examine issues and situations in Human Resource Management in the Public Sector
LO5 - Analyze the problems and present the solutions of the practical cases

Sociologia Policial

Sociologia Policial

ECTS 3 | Horas/Semana 2 | Código UC H2

Objetivos de Aprendizagem (AO):

OA1. Reconhecer e aplicar as teorias e métodos gerais de análise da realidade social, associados à sociologia geral;
OA2. Identificar e analisar os aspetos particulares do Estado e o uso da força, no contexto da relação entre a cidadania e a segurança;
OA3. Identificar e compreender o estado atual e as tendências em desenvolvimento da sociologia policial;
OA4. Identificar e analisar o paradigma de atuação policial da GNR na sua relação com o meio envolvente, recorrendo a conhecimentos sociológicos sobre as organizações policiais.

Learning Objectives (OA):

OA1. Recognize and apply the theories and general methods of the social reality analysis, associated with general sociology;
OA2. Indentify and analyse the particulares aspects of the State and the use of force in the context of the relationship between citizenship and security;
OA3. Identify and understand the current state and developing trends of police sociology;
OA4. Identify and analyse the GNR police approach paradigm in its relationship with the environmental context, using sociological knowledge about police organizations.

Direito Penal e Processual

Direito Penal e Processual

ECTS 3 | Horas/Semana 3 | Código UC H2

Procurando desenvolver as competências do conhecimento técnico/específico, do raciocínio crítico, da comunicação, da resolução de problemas, à custa da interação integrada entre conteúdos programáticos, métodos pedagógicos e metodologia de avaliação, visam-se, em particular, os seguintes objetivos de aprendizagem:

OA1 – Reconhecer a Ciência do Direito Penal e o ilícito penal
OA2 – Identificar as fontes do Direito Penal
OA3 – Explicar a aplicação do Direito Penal no tempo e no espaço
OA4 – Explicar a interpretação da lei penal
OA5 – Reconhecer os elementos do crime
OA6 – Identificar crimes de resultado e crimes de perigo
OA7 – Dizer as causas de justificação da ilicitude e da culpa
OA8 – Explicar as causas de justificação da ilicitude e da culpa
OA9 – Explicar a medida da culpa
OA10 – Explicar a tentativa
OA11 – Reconhecer as circunstâncias do crime
OA12 – Identificar os tipos penais
OA13 – Reconhecer o processo penal como disciplina auxiliar
OA14 – Identificar o processo instrutório 

Developing competence in the field of technical knowledge, critical thinking, communication, problem-solving, instating the planned contents, educational methods and evaluation methodology, towards the fulfilment of the following objectives:

OA1 – Recognizing Criminal Law Science and criminal illicitness
OA2 – Identifying Criminal Law’s sources
OA3 – Explaining Criminal Law in time and space
OA4 – Explaining the interpretation of criminal law
OA5- Recognizing crime elements
OA6 – Identifying result crimes and peril crimes
OA7 – Grounds of justification
OA8 – Explaining the grounds of justification
OA9 – Explaining the measure of guilt
OA10 – Explaining the concept of attempt
OA11 – Recognizing crime circumstances
OA12 – Identifying criminal types
OA13 – Recognizing criminal processual law as subsidiary discipline
OA14 – Identifying the instructive procedure
OA15 – Describing the instructive procedure
OA16 – Explaining evidences regime

2.º Ano

1.º Semestre

Formação Geral Militar Técnica e Tática de Administração da GNR

Formação Geral Militar Técnica e Tática de Administração da GNR

ECTS 30 | Horas/Semana 20 | Código UC TPO

A FGMTT visa desenvolver nos alunos as competências de conhecimento técnico e tático, das áreas específicas do Serviço de Administração Militar (SAM) e de conhecimento geral militar em ordem a atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA):

OA1 – Desempenhar cargos e/ou funções de comando de subunidades de escalão pelotão ou equivalente, orgânicas das unidades da GNR, bem como outras cujo exercício seja organicamente da competência de oficial subalterno;
OA2 – Desempenhar cargos e/ou funções de formador, prioritariamente no âmbito geral e complementar dos cursos destinados à categoria de Guardas ou, excecionalmente, em outras áreas de interesse para a GNR;
OA3 – Desempenhar cargos e/ou funções de serviço interno, externo e de justiça da competência de Oficial Subalterno da GNR;
OA4 – Desempenhar funções de polícia ou outras de natureza especializada, em organismos nacionais, externos à GNR, ou em internacionais;
OA5 – Aplicar competências e desenvolver a capacidade de compreensão nos domínios da segurança interna e defesa, exercitando metodologias de pesquisa e informação, da reflexão individual e de análise crítica através da realização de um trabalho de investigação aplicada em contexto de ambiente profissional.

The FGMTT aims to develop in students the skills of technical and critical knowledge of specific areas of the Military Administration Service (MAS) and general military knowledge in order to achieve the following learning objectives (LO):

LO1 - Perform office and / or ranking subunits control functions squad or equivalent organic units of the GNR and other organically whose exercise is a matter of subaltern officer
LO2 - Perform office and / or trainer functions, primarily in general and complementary part of the courses for the category of guards or, exceptionally, in other areas of interest to the GNR
LO3 - Perform office and / or functions of internal service, external and judicial competence of subaltern officer of GNR
LO4 - Perform police duties or other specialized nature in national, outside the GNR bodies or international organizations
LO5 - Apply skills and develop the capacity of understanding in the fields of internal security and defense, exercising research methodologies and information, individual reflection and critical analysis by conducting a research work applied in the context of professional environment

2.º Semestre

Dissertação ou Estágio de Natureza Profissional

Dissertação ou Estágio de Natureza Profissional

ECTS 30 | Horas/Semana 20 | Código UC Diss

Uma Dissertação é um trabalho de natureza académica numa temática em que o aluno realiza um estudo de natureza empírica relacionando-o com o estado da arte. Um Estágio de Natureza Profissional visa complementar a formação académica realizada no decorrer da componente de especialização, através da integração do aluno no contexto de uma atividade profissional. Inclui a elaboração de um Relatório Científico Final.

Uma Dissertação ou Estágio de Natureza Profissional tem como Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1: Fomentar a iniciativa, autonomia e sentido crítico, no âmbito de assuntos da especialização e de interesse para o Exército;
OA2: Definir uma questão de investigação e rever criticamente a literatura;
OA3: Desenvolver e aplicar metodologias de investigação apropriadas, exercitando o hábito de investigação e de reflexão;
OA4: Escrever, discutir e apresentar resultados da investigação de forma crítica e sistemática.

A dissertation is a work of academic nature in a theme in which the student conducts an empirical study relating it to the state of the art. A Professional Nature Stage aims at complementing the academic training carried out during the specialization component, by integrating the student in the context of a professional activity. Includes the preparation of a Final Scientific Report.

A Dissertation or a Professional Nature Stage has as Learning Objectives (LO):

LO1: Encourage initiative, autonomy and criticality in the field of specialization issues of interest to the Army;
LA2: Define a research question and critically review the literature;
LA3: Develop and apply appropriate research methodologies, exercising the habit of research and reflection;
LO4: Write, discuss and present research findings critically and systematically.