JURAMENTO DE BANDEIRA DE FORMANDA DO SERVIÇO DE SAÚDE
A Academia Militar (AM) realizou, a 19 de abril de 2024, Sala D. João IV, em Lisboa, a Cerimónia Militar de Juramento de Bandeira de uma formanda do Concurso Ordinário de ingresso nos Quadros Especiais do Serviço de Saúde do Exército.
O evento, presidido pelo Comandante da Academia Militar, Major-general João Carlos Loureiro Magalhães, contou com a presença de oficiais, sargentos e praças da AM que, desta forma, se quiseram associar ao evento, bem como de amigos e familiares da aluna que ratificou o Juramento de Bandeira.
Desta cerimónia militar destaca-se a alocução, por parte do Comandante da 5.ª e da 6.ª Companhias de Alunos, Capitão da Guarda Nacional Republicana Filipe Emanuel Salvado Neves Castelão que, enaltecendo o esforço dos alunos do Concurso Ordinário de ingresso nos Quadros Especiais do Serviço de Saúde do Exército, invocou o verso camoniano: “Quem quis, sempre pôde”.
Seguir-se a leitura de alguns dos deveres militares e o ato solene do Juramento de Bandeira, no decorrer do qual a Cadete-aluna do Serviço de Saúde Beatriz Pereira Domingos jurou, perante o Estandarte Nacional, defender a sua Pátria e estar sempre pronta a lutar, pela sua liberdade e independência, mesmo com o sacrifício da própria vida.
A cerimónia culminou com a apresentação de cumprimentos à formanda ora juramentada.
Imagens alusivas ao evento: