FMC 6187JURAMENTO DE BANDEIRA DE ALUNOS DO CURSO "D. PEDRO DE MENESES – 1º CONDE DE VILA REAL"

A Academia Militar (AM) realizou, a 24 de maio de 2024, na Amadora, a Cerimónia Militar de Juramento de Bandeira de Alunos do 1.º Ano, do Curso "D. Pedro de Meneses – 1º Conde de Vila Real".

Este ato cerimonial, presidido por S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Dr. João Nuno Lacerda Teixeira de Melo, contou com a presença de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, do Vice-presidente da Câmara Municipal da Amadora, Dr. Vítor Manuel Torres Ferreira, do Presidente da Assembleia Municipal da Amadora, Dr. António Ramos Preto, do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-general Paulo Maia Pereira, do 2.º Comandante da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Paulo Jorge Alves Silvério, bem como de um conjunto de militares e civis que, desta forma, se quiseram associar ao evento.

Esta cerimónia militar contou com as alocuções de S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional e do Comandante do Corpo de Alunos da Academia Militar, a que se seguiram a leitura dos deveres militares e o ato solene de Juramento de Bandeira. Nesta cerimónia, 77 Cadetes-Alunos (52 do Exército e 25 da Guarda Nacional Republicana, dos quais sete mulheres) juraram, perante o Estandarte Nacional, defender a sua Pátria e estarem sempre prontos a lutar pela sua liberdade e independência, mesmo com o sacrifício da própria vida.

O Juramento de Bandeira consiste no compromisso solene para com a Pátria, constituindo uma data muito importante na vida de qualquer militar. Trata-se de uma cerimónia em que os militares se comprometem a cumprir a Constituição, as leis da República, bem como todos os deveres militares.

As cerimónias terminaram com uma atuação da Banda do Exército a que se seguiu uma demonstração de atividades gimnodesportivas, ilustrativas das principais atividades físicas desenvolvidas na AM, por parte do seu Corpo de Alunos.

Como tradição, neste dia festivo é ainda de realçar a presença de, aproximadamente, 700 pessoas, na sua maioria convidados dos Cadetes-Alunos que juraram Bandeira.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: