1INTERNATIONAL SPRING SEMESTER - MÓDULO COMUM LAW OF ARMED CONFLICT

No âmbito do Semestre Internacional (International Spring Semester - ISS), realizou-se entre os dias 02 e 05 de abril de 2024, um relevante Módulo Comum sobre Direito dos Conflitos Armados (Law of Armed Conflict - LoAC).

Este módulo, essencial para a formação dos futuros comandantes, foi conduzido pelo Brigadeiro General Karl Edlinger, da prestigiada Theresan Military Academy, da Áustria, que partilhou o seu conhecimento e experiência com os participantes. Da mesma forma, a Major Marlena Rybczyńska, representante do Comando Operacional das Forças Armadas da Polónia, enriqueceu as sessões de formação com a sua prestigiosa participação.

No decorrer da formação, os alunos do Semestre Internacional tiveram a oportunidade de explorar diversos temas fundamentais relacionados com a origem do Direito Internacional Humanitário e a aplicabilidade da Lei dos Conflitos Armados. Destacou-se ainda a importância de familiarizar os cadetes - futuros comandantes -, com as regras de combate, assim como com as responsabilidades individuais e de comando que lhes serão inerentes.

Um dos pontos altos deste módulo foi a oportunidade proporcionada aos alunos para aplicarem os conhecimentos adquiridos na resolução de estudos de caso práticos. Esta abordagem permitiu-lhes não só compreender melhor os conceitos teóricos, mas também desenvolver competências práticas essenciais para lidar com situações reais que possam encontrar no exercício das suas funções.

O Módulo Comum Law of Armed Conflict revelou-se, assim, uma etapa crucial na formação dos participantes do Semestre Internacional, capacitando-os com o conhecimento e as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios complexos que o contexto atual pode apresentar.

23