6.ª EDIÇÃO DA TERTÚLIA DA CAVALARIA NA ACADEMIA MILITAR
Realizou-se no passado dia 19 de junho de 2024, na Academia Militar, na Amadora, a 6.ª Edição da Tertúlia da Cavalaria do presente ano letivo. Estes eventos têm como objetivo principal partilhar experiências de vida, opiniões e o vasto conhecimento dos Oficiais da Arma de Cavalaria, que, ao longo das suas carreiras, se tornam referências na especialidade.
A iniciativa contou com a presença do Diretor Honorário da Arma de Cavalaria, do Exmo. Comandante, 2.º Comandante, Diretor de Ensino e Comandante do Corpo de Alunos da Academia Militar. Estiveram também presentes Oficiais da Arma que prestam serviço na Unidade, Cadetes-Alunos de Cavalaria e Cadetes-Alunos do 2.º e 3.º anos candidatos à Arma.
O orador desta edição foi o Major-General José Alberto Martins Ferreira, que partilhou a sua vasta experiência e notável percurso como Oficial da Arma de Cavalaria. No território nacional, destacou-se como Comandante do Grupo Escolar e Diretor de Instrução na Escola Prática de Cavalaria em Santarém, 2.º Comandante e Comandante do Regimento de Cavalaria n.º 4, 2.º Comandante do Campo Militar de Santa Margarida, Comandante da Brigada de Intervenção e Diretor de Ensino do Exército.
A nível internacional, o Major-General Ferreira desempenhou funções de elevada importância, incluindo Oficial de Informações no Supreme Headquarters Allied Powers Europe (SHAPE), na Bélgica, Oficial de Informações no Quartel General da Força de Estabilização (SFOR/LANDCENT), na Bósnia-Herzegovina, Chefe da Repartição de Informações e Comandante do Setor Central da Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas (UNTAET PKF) e do Contingente Nacional em Timor-Leste. Destacou-se ainda como Comandante da European Rapid and Operational Force (EUROFOR) em Florença e Comandante do European Union Battle Group.
O evento culminou com um salutar convívio entre Oficiais das gerações mais antigas e os Cadetes-Alunos, promovendo a camaradagem e o tradicional espírito cavaleiro. Esta interação proporcionou um enriquecimento mútuo, fortalecendo os laços entre os diferentes escalões da Arma de Cavalaria.
A 6.ª Edição da Tertúlia da Cavalaria demonstrou, uma vez mais, a importância destes encontros na partilha de conhecimentos e na consolidação dos valores que norteiam a Arma de Cavalaria.
Imagens alusivas ao evento: