Logo

O CINAMIL promove ou participa, em colaboração com outras instituições da comunidade científica nacional ou internacional, na realização de projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, e na divulgação de conhecimento científico, nomeadamente em áreas de interesse para a segurança e defesa nacionais e de acordo com as linhas de investigação específicas deste Centro de Investigação.

The Military Academy Research Center (CINAMIL), promotes and conducts research and development projects, in cooperation with other national and international relevant scientific and academic institutions, producing and sharing scientific knowledge, specifically in the defense and security area of interest, in line with its specific investigation fields.

Candidaturas a Novos Projetos da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)

Conheça os projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, em curso no CINAMIL:

Find below the current CINAMIL Research and Development projets:

Projeto ALSAM - Estudo do impacto do fabrico aditivo na cadeia logística do Exército

Projeto ALSAM - Estudo do impacto do fabrico aditivo na cadeia logística do Exército

PROJETO: ALSAM (Estudo do impacto do fabrico aditivo na cadeia logística do Exército) 

Linha de Investigação: Ambiente Operacional

Áreas Científicas: Logística

Entidade responsável pela investigação: REGIMENTO DE MANUTENÇÃO/AM/CINAMIL

Descrição do Projeto: O principal objetivo é o estudo da implementação de soluções de fabrico aditivo no apoio à manutenção no Exército Português. Pretende-se capacitar o Exército com metodologias e meios que permitam o fabrico de componentes, tanto para manter o nível de operacionalidade das Unidades do Exército, com foco no apoio às forças nacionais destacadas, bem como para o apoio a entidades civis. 

Projeto BQPROTECT - Desenvolvimento de EPI respiratório modular de baixo custo

Projeto BQPROTECT - Desenvolvimento de EPI respiratório modular de baixo custo

PROJETO: BQPROTECT (Desenvolvimento de EPI respiratório modular de baixo custo) 

Linha de Investigação: Tecnologias de apoio à Segurança e Defesa

Áreas Científicas: Tecnologias de defesa NBQR

Entidade responsável pela investigação: AM/CINAMIL 

Descrição do Projeto: O objetivo principal deste projeto é a criação de um equipamento de proteção individual respiratório de baixo custo que permita responder a situações anómalas com celeridade e da correspondente metodologia de resposta rápida para o desenvolvimento do produto e respetivos processos de produção. O protótipo e respetivo produto que se pretende desenvolver no âmbito deste projeto é um equipamento de proteção respiratório reutilizável, multifuncional e de cómoda utilização, com variantes modulares de substituição rápida, ajustadas às ameaças biológicas ou químicas que possam surgir e que permita a sua célere produção em grande escala. Pretende-se a disponibilização de uma solução de EPI respiratório para vários riscos simultâneos e facilmente adaptável a cada situação como apoio à segurança e defesa. A proteção do apoio militar de emergência é fundamental no combate a várias ameaças, sejam estas respeitantes a áreas contaminadas ou mesmo em situações de pandemia, como a determinada pelo SARS-CoV-2, atualmente ativa.

Projeto C4I-DSSVI - Integração Veicular para os Sistemas de Combate do Soldado

Projeto C4I-DSSVI - Integração Veicular para os Sistemas de Combate do Soldado

PROJETO C4I-DSSVI (Integração Veicular para os Sistemas de Combate do Soldado)

Linha de Investigação: Comando e Controlo

Áreas Científicas: Técnicas e Tecnologias Militares

Entidade responsável pela investigação: AM/CINAMIL

Descrição do Projeto: Nos diversos estudos sobre os SCS realizados pelo Exército Português, foi superiormente assumido que os SCS nacionais deveriam ter como base o modelo NATO do SCS, no entanto disporiam apenas de três das capacidades do modelo, nomeadamente a Letalidade, a Sobrevivência e o C4I, suprimindo-se a Mobilidade e a Sustentabilidade. Em termos da componente C4I do projeto SCS, decorre neste momento um processo para aquisição de um conjunto alargado de equipamento de comunicações, energia, periféricos e sistemas de informação, com vista a dotar catorze Companhias dos Elementos da Componente Operacional do Sistema de Forças (ECOSF). No entanto, existem algumas vertentes do C4I que não fazem parte deste processo de aquisição e que ainda não foram desenvolvidas. Uma destas vertentes, cuja importância é relevante para o projeto SCS, é a integração do C4I do SCS às plataformas móveis (PANDUR II, LEOPARD 2A6 e VTLB), ao nível de dados, de energia e de intercomunicação de voz.  

Projeto ELITE 2 - Enhancement LITe Exoskeleton - Projeto e desenvolvimento de um exosqueleto para apoio ao movimento humano – Fase 2

Projeto ELITE 2 - Enhancement LITe Exoskeleton - Projeto e desenvolvimento de um exosqueleto para apoio ao movimento humano – Fase 2

Projeto ELITE 2 (Enhancement LITe Exoskeleton - Projeto e desenvolvimento de um exosqueleto para apoio ao movimento humano – Fase 2)

Linha de Investigação: Tecnologias de apoio à Segurança e Defesa

Áreas Científicas: Técnicas e Tecnologias Militares 

Entidade responsável pela investigação: AM/CINAMIL

Descrição do Projeto: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um exosqueleto para membros inferiores, de aplicação dual, visando a melhoria do desempenho humano, tanto em ambiente operacional como em meio civil, no âmbito industrial ou no apoio à mobilidade. Este enquadra-se no seguimento do projeto ELITE, lançado em 2018, pretendendo evoluir o protótipo desenvolvido e realizar a exploração das lições aprendidas nos últimos dois anos. 

Projeto FACE - Análise de Linguagem Corporal

Projeto FACE - Análise de Linguagem Corporal

Análise de Linguagem Corporal (FACE)
Entidade Responsável CINAMIL
Fonte de Financiamento: GNR
Proposta n.º. 23/2018
Data final do projeto – Maio de 2019
Área Tecnológica Ciências Forenses / Criminalística / Criminologia
Nome/Posto/Cat. do Investigador Principal: Major Tiago Silva, Doutor em RI, Espec. Estudos Segurança e Estratégia

FACEO projeto FACE é o primeiro projeto de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) da Guarda no CINAMIL.

Este projeto parte da premissa de se ministrar uma formação especializada na Academia Militar, bem como aos militares da Guarda, em linguagem não-verbal.

O foco do projeto passa por cobrir uma necessidade formativa da Guarda neste âmbito, desde o patrulheiro durante uma ação de fiscalização de rotina, como para o investigador criminal, num interrogatório policial.

Existe credibilidade científica suficiente e necessária para atestar que as micro-expressões faciais, bem como a linguagem corporal, são genéticas, universais e ocorrem involuntariamente num indivíduo.

FACE1Além das micro-expressões faciais e da linguagem corporal, os investigadores pretendem aprofundar esta temática para a programação neurolinguística, considerando que esta é mais abrangente e foca também a linguagem verbal, isto é, o como e o que se fala numa interação interpessoal.

Objetivos:

1.º Ministrar formação científica, de forma presencial, aos Cadetes Alunos do 4.º Ano/Aspirantes na Academia Militar sobre programação neurolinguística, de cariz meramente prático.

2.º Formação por e-learning para o dispositivo da Guarda, em particular aos militares da Investigação Criminal (principal foco - análise comportamental das testemunhas e de arguidos aquando de inquirições ou interrogatórios, bem como aquando da reconstituição dos factos num cenário de crime), e aos Patrulheiros (análise comportamental do interlocutor durante as abordagens, na atividade operacional – análise comportamental de um cidadão abordado, detetando, em particular, o risco iminente para a vida ou para a integridade física do militar ou de terceiros ou para detetar a mentira.

LOGO GNR     Logo Cinamil1

Projeto FAMIL - Desenvolvimento e Validação de um sistema para avaliação da fadiga em contexto de treino Militar

Projeto FAMIL - Desenvolvimento e Validação de um sistema para avaliação da fadiga em contexto de treino Militar

PROJETO FAMIL (Desenvolvimento e Validação de um sistema para avaliação da fadiga em contexto de treino Militar)

Linha de Investigação: Ambiente Operacional

Áreas Científicas: Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar

Entidade responsável pela investigação: Regimento de Comandos e FEUP

Descrição do Projeto:  Este projeto tem como principal objetivo aumentar a segurança dos instruendos durante os exigentes treinos físicos das tropas Comando. Para isso propõem-se a definir um sistema de monitorização do treino baseado na utilização de dispositivos do tipo wearable para o registo das variáveis fisiológicas e alimentar um programa de apoio à decisão com o qual se detetem precocemente situações de falência física. 

Um sistema desta índole permite um bom conhecimento das variáveis individuais e acompanhamento on line do treino. Para isso define-se um conjunto de objetivos secundários que contribuirão definitivamente para o sucesso do projeto. 

Projeto FOOD TASTE & SENSE - Análise de ameaças alimentares usando espectroscopia e avaliação sensorial

Projeto FOOD TASTE & SENSE - Análise de ameaças alimentares usando espectroscopia e avaliação sensorial

PROJETO FOOD TASTE & SENSE (Análise de ameaças alimentares usando espectroscopia e avaliação sensorial)

Linha de Investigação: Tecnologias de apoio à Segurança e Defesa.

Áreas Científicas: Tecnologias de defesa NBQR.

Entidade responsável pela investigação: Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química. 

Descrição do Projeto: Desenvolver um sistema expedito de identificação de adulteração ou fraude alimentar, dos géneros alimentícios fornecidos ao Exército Português em território nacional, mas também internacional, através das FND.

Projeto Monitorização de Dados Fisiológicos Em Ambientes Extremos NBQ

Projeto Monitorização de Dados Fisiológicos Em Ambientes Extremos NBQ

PROJETO MONITORIZAÇÃO DE DADOS FISIOLÓGICOS EM AMBIENTES EXTREMOS NBQ 

Linha de Investigação: Tecnologias de Apoio à Segurança e Defesa

Áreas Científicas: Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar

Entidade responsável pela investigação: Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química.

Descrição do Projeto: O projeto tem como objetivo principal a monitorização continua de diferentes parâmetros fisiológicos, como ferramentas de avaliação, em tempo real, da capacidade operacional física e mental. Deste modo, a equipa de investigadores pretende responder ao primeiro objetivo das Atividades de IDI do Exército, descrito nas Normas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do Exército (NIDIEx).

Projeto ORÁCULO - Sistema de Deteção, Recolha e Análise Espacial e Temporal de Incidentes Relevantes a partir de Fontes Abertas para o Teatro de Operações da República Centro-Africana

Projeto ORÁCULO - Sistema de Deteção, Recolha e Análise Espacial e Temporal de Incidentes Relevantes a partir de Fontes Abertas para o Teatro de Operações da República Centro-Africana

PROJETO ORÁCULO (Sistema de Deteção, Recolha e Análise Espacial e Temporal de Incidentes Relevantes a partir de Fontes Abertas para o Teatro de Operações da República Centro-Africana)

Linha de Investigação: Tecnologias de Apoio à Segurança e Defesa

Áreas Científicas: Operações Militares

Entidade responsável pela investigação: AM/CINAMIL

Descrição do Projeto: Criar um sistema capaz de recolher, armazenar e visualizar os incidentes relevantes ocorridos no contexto da Guerra Civil na República Centro-Africana (2012-) e de analisar os seus padrões temporais e espaciais com vista a melhorar a tomada de decisão aos níveis tático e operacional.

Projeto PLURIPROTECH

Projeto PLURIPROTECH

PROJETO PLURIPROTECH 

Linha de Investigação: Tecnologias de Apoio à Segurança e Defesa

Áreas Científicas: Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar

Entidade responsável pela investigação: Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química 

Descrição do Projeto: O projeto PluriProtech tem como objetivo o desenvolvimento de soluções multicamada para proteção ativa contra agentes NBQR e níveis incrementados de conforto para aplicações de alto valor acrescentado no setor dos equipamentos de proteção individual (EPI) quer para uso militar quer para uso civil (hospitalar). 

Projeto PRINCE - Proteção de Infraestruturas e sistemas contra explosões

Projeto PRINCE - Proteção de Infraestruturas e sistemas contra explosões

PROJETO PRINCE (Proteção de Infraestruturas e sistemas contra explosões)

Linha de Investigação: Ciências da Engenharia e Tecnologias

Áreas Científicas: Técnicas e Tecnologias Militares

Entidade responsável pela investigação: AM/CINAMIL

Descrição do Projeto: Desenvolver soluções de proteção contra explosões de infraestruturas estratégicas, bem como de sistema militares diversos (contentores, tendas, veículos e capotas), tirando partido do projeto SI4E (Segurança e Integridade Estrutural de Edifícios Estratégicos face a Explosões acidentais ou provocadas), da instrumentação em aquisição no âmbito do CCPI e de diversos outros projetos de investigação científica e teses de doutoramento e dissertações de mestrados desenvolvidos nas universidades envolvidas.

Projeto PROFESEX - Sistemas de Proteção de Fachadas Envidraçadas sujeitas a explosões

Projeto PROFESEX - Sistemas de Proteção de Fachadas Envidraçadas sujeitas a explosões

PROJETO PROFESEX (Sistemas de Proteção de Fachadas Envidraçadas sujeitas a explosões)

Linha de Investigação: Engenharias de Aplicação Militar

Áreas Científicas: Técnicas e Tecnologias Militares

Entidade responsável pela investigação: AM/CINAMIL

Descrição do Projeto:  Desenvolver soluções protetivas de alto desempenho contra explosões, para fachadas e vãos envidraçados de aquartelamentos de campanha (Quartéis Generais, Postos de Comando.

Projeto: RECYCLE

Projeto: RECYCLE

Recycle1

Designação do projeto | Recycle
Código do projeto | LISBOA-01-02B7-FEDER-055168
Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | LISBOA
Entidade beneficiária | ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO/ CINAMIL

Data de aprovação | 02-06-2020
Data de inicio | 01-06-2020
Data de conclusão | 30-11-2020
Custo total elegível | 291.698,11 euros
Apoio financeiro da União Europeia | 233.358,48 euros
Apoio financeiro público nacional/regional | Não aplicável

Objetivos, Atividades, Resultados esperados/atingidos

A Delox, a Universidade de Lisboa, o Exército Português (CINAMIL/UMLDBQ) e o Hospital das Forças Armadas (parceiro) formaram um consórcio para o desenvolvimento do projeto RECYCLE que consiste no desenvolvimento de dois equipamentos de bio descontaminação de máscaras, permitindo a sua reutilização segura, especialmente em situações onde a falta de máscaras é crítica, mantendo em vista os princípios da economia verde. Deste projeto resultarão dois equipamentos – transportável (+ 250 máscaras) e portátil (até 4 máscaras) – que terão por base a tecnologia dryVHP, desenvolvida pela Delox.

Recycle2Recycle3

Projeto RECYCLE - Descontaminação de Equipamentos de Proteção Individual para reciclagem

Projeto RECYCLE - Descontaminação de Equipamentos de Proteção Individual para reciclagem

PROJETO: RECYCLE (Descontaminação de Equipamentos de Proteção Individual para reciclagem) 

Linha de Investigação: Tecnologias de Apoio à Segurança e Defesa

Áreas Científicas: Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar

Entidade responsável pela investigação: Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química. 

Descrição do Projeto: O atual contexto da doença COVID-19 obriga ao uso corrente de máscaras, não só por parte dos profissionais de saúde, mas também pela população em geral. No entanto, a alta demanda mundial causou uma enorme escassez de máscaras, o que compromete sobremaneira o combate à pandemia. A Delox uniu-se à Universidade de Lisboa, ao Exército Português e ao Hospital das Forças Armadas para o desenvolvimento de dois equipamentos de bio-descontaminação de máscaras, permitindo a sua reutilização segura, especialmente em situações onde a falta de máscaras é crítica. Os dois equipamentos terão por base a tecnologia dry VHP, desenvolvida pela Delox. O consórcio tem um longo historial de colaborações e entre todas as instituições reúne os recursos materiais e mais importante, os recursos humanos, necessários à condução bem-sucedida deste projeto.

Projeto RESILIENCE TRAINING AND LEADER DEVELOPMENT - Resilience Training+ and Leader Development

Projeto RESILIENCE TRAINING AND LEADER DEVELOPMENT - Resilience Training+ and Leader Development

PROJETO RESILIENCE TRAINING AND LEADER DEVELOPMENT (Resilience Training+ and Leader Development)

Linha de Investigação: Psicologia

Áreas Científicas: Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar

Entidade responsável pela investigação: AM/CINAMIL

Descrição do Projeto: Capacitar os participantes do programa RESILIENCE TRAINING com competências cognitivas como a autoconsciência, autorregulação, robustez psicológica, autoconhecimento, e comportamentais como as inter-relações, que concorram para o desenvolvimento da resiliência e são indispensáveis ao desenvolvimento do líder militar, nomeadamente para apoio à decisão em condições de incerteza.

Projeto REUSE

Projeto REUSE

PROJETO REUSE

Linha de Investigação: Tecnologias de Apoio à Segurança e Defesa

Áreas Científicas: Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar

Entidade responsável pela investigação: Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química 

Descrição do Projeto: O objetivo principal do projeto REUSE é descontaminar eficazmente EPI, nomeadamente máscaras respiratórias, fatos e batas, para serem reaproveitados com segurança. A tecnologia empregue na descontaminação de EPI baseia-se em Peróxido de Hidrogênio Vaporizado a seco (dryVHP), desenvolvida pela DELOX. É intuito do projeto dar autonomia em EPI às unidades de cuidados de saúde, especialmente os hospitais envolvidos diretamente no combate ao SARS-CoV-2, reduzindo desperdícios, diminuindo a escassez e os custos associados à proteção do pessoal hospitalar).

Projeto RIOCC - Recolha e identificação de odor humano e certificação dos cães de deteção da GNR para perícias forenses

Projeto RIOCC - Recolha e identificação de odor humano e certificação dos cães de deteção da GNR para perícias forenses

Project Name: Recolha e identificação de odor humano e certificação dos cães de deteção da GNR para perícias forenses (RIOCC)

Entidade Responsável CINAMIL
Fonte de Financiamento: GNR
Proposta n.º. 2/2019
Área Tecnológica Ciências Forenses / Criminalística / Criminologia
Nome/Posto/Cat. do Investigador Principal: Maj. Tiago Silva, Doutor em RI, Espec. Estudos Segurança e Estratégia
N.º de Investigadores: 8
Prazo de Execução: 24-36 meses

Objetivos:

1.º A recolha de odor humano em cenário de crime para recipiente apropriado, em espaço fechado, através de bomba de ar. Amostra recolhida é etiquetada (segundo as Normas ISU da UE), acondicionada para posterior identificação e deteção de autor do crime. A deteção do suspeito do crime será realizada com recurso a dois canídeos da GNR, treinados e especializados apenas para este tipo de prova que, por comparação, procurar-se-á uma marcação positiva entre a amostra-problema (recolhida no cenário do crime) e a amostra-alvo (recolhida ao suspeito do crime, como uma peça de roupa, ou a colocação do suspeito em identificação em linha de reconhecimento de pessoas, no âmbito de uma diligência processual penal). A amostra recolhida no cenário criminal (amostra-problema) servirá também para o lançamento de buscas pelos canídeos, numa área geográfica, tendo por base estudos de geoprofiling e profiling criminal, acerca do crime e do suspeito em questão;

2.º A certificação dos cães de deteção da GNR para apresentarem, idealmente, perícias forenses que sirvam de prova em tribunal, não apenas a da identificação de odores, como das outras capacidades existentes na Guarda – pretende-se alcançar, com a marcação positiva de um odor pelo canídeo, o valor probatório de uma perícia consubstanciado pelo artigo 163.º (valor da prova pericial) do Código de Processo Penal – sendo que, o juízo cientifico inerente à prova pericial presume-se subtraído à livre apreciação do julgador.

LOGO GNR     Logo Cinamil1

Projeto SIGEO3D - Simbolização da Informação Geográfica 3D

Projeto SIGEO3D - Simbolização da Informação Geográfica 3D

PROJETO SIGEO3D - Simbolização da Informação Geográfica 3D 

Linha de Investigação: Informação Geográfica

Áreas Científicas: Estudo das Crises e dos Conflitos Armados

Entidade responsável pela investigação: CIGEOE 

Descrição do Projeto: Dar continuidade ao projeto VIGeo3D, desenvolvido com o apoio do CINAMIL, finalizando a passagem da cadeia de produção da carta militar para um sistema de Informação geográfica tridimensional. 

Redução de tempo na Produção Cartográfica das diversas séries/escalas.  

Uma Infraestrutura de dados geoespaciais tridimensionais para apoio à decisão, com toda a simbolização associada.  

Enriquecer o apoio geoespacial em operações militares ou de resposta à crise, essencialmente na Função de Combate Informações.

Projeto: SOLARIS

Projeto: SOLARIS

Recycle1

Designação do projeto | SOLARIS
Código do projeto | LISBOA-01-02B7-FEDER-068746
Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | LISBOA
Entidade beneficiária | ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO/ CINAMIL

Data de aprovação | 01-10-2020
Data de inicio | 01-11-2020
Data de conclusão | 02-05-2021
Custo total elegível | 369.971,18 euros
Apoio financeiro da União Europeia |  314.010,88 euros
Apoio financeiro público nacional/regional |  189.459,10 euros (PORL) 

Objetivos, Atividades, Resultados esperados/atingidos

A Optimal Defence, o INESC-MN e o Exército Português formaram um consórcio para o desenvolvimento do projeto SOLARIS que consiste na prototipagem de um dispositivo com o objetivo de detetar/monitorizar a presença ambiental, de agentes biológicos prejudiciais à saúde da população, em particular o vírus SARS-CoV-2. Deste projeto resultou um protótipo com aplicações na colheita de amostras de ar em locais com grande afluência de público (ex. transportes, hospitais, residências sénior, etc), capaz de ser integrado em sistemas de deteção molecular.

SOLARIS1Solaris2

Projeto SOLARIS - Sistema operacional de colheita portátil de bioaerossóis

Projeto SOLARIS - Sistema operacional de colheita portátil de bioaerossóis

PROJETO SOLARIS (Sistema operacional de colheita portátil de bioaerossóis)  

Linha de Investigação: Tecnologias de Apoio à Segurança e Defesa

Áreas Científicas: Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar

Entidade responsável pela investigação: Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química 

 Descrição do Projeto: Este projeto visa a prototipagem de um sistema de colheita de bioaerossóis portátil, rápido e económico para despiste de SARS-CoV-2: O SOLARIS. O desenho do SOLARIS assenta na combinação de dois princípios para a colheita da amostra: Ciclone e impactador virtual, que aumentarão a eficiência do processo de recolha, minimizando a re-aerossolização e garantindo a segurança no seu manuseamento. O protótipo inovador, com 60 x 120 x 125 mm, recorre a impressão 3D e integração de 1 bomba peristáltica e 2 tubagens de sílica-gel para recolha de amostras de ar e transferência do particulado para uma matriz líquida, para posterior deteção laboratorial de SARS-CoV-2. Este sistema é desenhado de modo a garantir a integridade e a viabilidade da amostra durante e após a colheita. Para além disso permite o uso de matrizes líquidas para colheita sem evaporação, garantindo a concentração da amostra para análise. Os materiais (ABS, PETG) foram escolhidos para que o sistema seja reutilizável, facilmente limpo e esterilizado.

Projeto STECOMBAT - Desenvolvimento de sistemas de gestão térmica e climatização de equipamento NBQ

Projeto STECOMBAT - Desenvolvimento de sistemas de gestão térmica e climatização de equipamento NBQ

PROJETO STECOMBAT (Desenvolvimento de sistemas de gestão térmica e climatização de equipamento NBQ)

Linha de Investigação: Tecnologias de apoio à Segurança e Defesa

Áreas Científicas: Técnicas e Tecnologias Militares

Entidade responsável pela investigação: 

Descrição do Projeto: Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento, teste e implementação (até à fase de protótipo) de um sistema de gestão térmica e climatização de equipamento de combate e em particular de equipamento NBQ 

Projeto STRATEGY - Facilitação do processo de pré-padronização da UE por meio de dinamização e validação da interoperabilidade em sistemas e procedimentos envolvidos no ciclo de gestão de crise

Projeto STRATEGY - Facilitação do processo de pré-padronização da UE por meio de dinamização e validação da interoperabilidade em sistemas e procedimentos envolvidos no ciclo de gestão de crise

PROJETO STRATEGY (Facilitação do processo de pré-padronização da UE por meio de dinamização e validação da interoperabilidade em sistemas e procedimentos envolvidos no ciclo de gestão de crise)

Linha de Investigação: Tecnologias de Apoio à Segurança e Defesa

Áreas Científicas: Comportamento Humano e Saúde em Contexto Militar

Entidade responsável pela investigação: Unidade Militar Laboratorial de Defesa Biológica e Química.

Descrição do Projeto: Este projeto desenvolverá um quadro pan-europeu de atividades de pré-normalização para sistemas, soluções e procedimentos, abordando a gestão de crises, validados por testes sustentáveis e quadros de avaliação que irão melhorar as capacidades de gestão de crises e resiliência a desastres, incluindo iniciativas na área CBRN-E. 

O objetivo final do projeto é fortalecer a resiliência da UE contra todos os tipos de desastres naturais e provocados pelo homem (abordagem multirrisco), garantindo a segurança e capacitando a capacidade operacional, validando Standards, soluções e procedimentos de forma a garantir uma resposta colaborativa eficaz e eficiente.

Projeto UPCAST

Projeto UPCAST

 

Ficha de Projeto UPCAST1

PROJETO | UPCAST
Código do projeto | LISBOA-01-0247-FEDER-003467 • POCI-01 -0247-FEDER-003467
Objetivo principal | Criação duma plataforma unificada para resposta a emergências NRBQ
Região de intervenção | LISBOA E CENTRO
Entidade beneficiária | ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO/ CINAMIL
Data de aprovação | 08/03/2016
Data de inicio | 01/01/2016
Data de conclusão | 31/12/2018
Custo total elegível | 1.246.319,60 euros
Apoio financeiro da União Europeia | 637.028,30 euros
Apoio financeiro CINAMIL| 216.574,38 euros 

Objetivos, Atividades, Resultados esperados/atingidos

O presente projeto tem como objetivo principal desenvolver uma plataforma unificada que permita a centralização e processamento de informação de suporte à tomada de decisão, no sentido de permitir uma gestão mais eficiente e eficaz das forças de proteção, socorro e segurança, bem como outras entidades relevante, no caso de um incidente Nuclear, Radiológico, Biológico e Químico (NRBQ). Sendo assim, o objetivo principal e de mais alto nível do projeto UPCAST é melhorar a gestão de informação e a consciência situacional na resposta a eventos de contaminação e exposição a materiais NRBQ.

Ficha de Projeto UPCAST2

Fotos de: António Homem Cardoso | Academia Militar | CAVE
Copyright 2016 Academia Militar | Powered by mindshaker