Login Academia Militar

Em baixo poderá fazer login ou aceder ao webmail. Qualquer dificuldade contactar admin@academiamilitar.pt.
Login
2º Comandante PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MGen Antonio Dias Coimbra 

Segundo Comandante e Diretor de Ensino da Academia Militar

Major-General António José Pacheco Dias Coimbra

 

Síntese Curricular

O Major-General António José Pacheco Dias Coimbra nasceu em 27 de Maio de 1960, em Coimbra.

É licenciado em Ciências Militares com a especialidade de Artilharia pela Academia Militar, possuindo também a Licenciatura em Engenharia de Sistemas Decisionais, a parte curricular do Mestrado de Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas do Instituto Superior Técnico e as pósgraduações em Guerra de Informação/Competitive Intelligence da Academia Militar e de Operations Research System Analysis/Military Application Course obtida nos EUA.

Está habilitado com o curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Estudos Superiores Militares e com os cursos de Estado-Maior e de Promoção a Oficial Superior do Instituto de Altos Estudos Militares. Tem ainda outros estágios e cursos militares.

Ao longo da sua carreira serviu em diversas unidades do Exército e no Ministério da Defesa Nacional. De 1982 a 1985 foi Comandante de Pelotão de Instrução, Instrutor dos cursos de Oficiais e Sargentos do Quadro-Permanente e Adjunto de Comandante de Bateria, na Escola Prática de Artilharia.

De 1985 a 1989 foi Instrutor de Instrução Militar Geral, Comandante da 1ª, 2ª e 4ª Companhia de Alunos e Professor de Àlgebra na Academia Militar.

De 1989 a 1991 foi Oficial de Operações, Informações e Segurança do Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1, assim como Comandante do Grupo de Comando e Serviços.

De 1991 a 1993 foi Adjunto de Planeamento no Gabinete de Estudos e Planeamento do Exército.

De 1994 a 1997 exerceu as funções de Adjunto de Planeamento nas Divisões de Planeamento e Programação e de Operações do Estado-Maior do Exército.

De 1997 a 2000 foi Professor de Administração das Organizações, Métodos Quantitativos e de Investigação Operacional aos Cursos Superior de Comando e Direcção, de Estado-Maior e de Oficial Superior no Instituto de Altos Estudos Militares, assim como Director do Curso de Promoção a Oficial Superior.

De 2000 a 2002 exerceu as funções de Director de Instrução e de 2º Comandante da Escola Prática de Artilharia. Nos anos lectivos 2002/2003 e 2003/2004 foi Director do Curso de Promoção a Oficial Superior e do Curso de Estado-Maior no Instituto de Altos Estudos Militares.

De 2004 a 2006 comandou o Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1, cargo para o qual foi nomeado por escolha, por despacho do Chefe do Estado-Maior do Exército.

No ano lectivo 2006/2007 foi Adjunto do Comandante da Academia Militar para a Avaliação Internacional.

No ano lectivo 2008/2009, após a frequência do Curso de Promoção a Oficial General no Instituto de Estudos Superiores Militares, exerceu as funções de Coordenador da Área de Ensino de Operações.

Em 2 de Julho de 2009 foi empossado como Subdirector-Geral do Instituto de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional, cargo que desempenhou até 7 de Março de 2010.

De 10 de Março a 17 de Setembro de 2010 foi Director de Formação do Comando de Instrução e Doutrina do Exército.

Desde 20 de Setembro de 2010 é o 2º Comandante e o Director de Ensino da Academia Militar. Em 18 de Dezembro de 2012 passou a assumir as funções de Comandante da Academia Militar, data em que o Tenente-General Vitor Manuel Amaral Vieira deixou de desempenhar funções como Comandante da Academia Militar.

Participou ainda em diversos cursos em Institutos Superiores e Universidades como professor nas disciplinas de Álgebra, Estatística, Investigação Operacional e Administração das Organizações.

O Major-General António José Pacheco Dias Coimbra é membro fundador e desde 2007 Presidente da Direcção da Competitive Intelligence & Information Warfare Association – Club.

Da sua folha de serviços constam inúmeros louvores e condecorações, das quais se destacam: duas Medalhas de Prata de Serviços Distintos; a Medalha de Mérito Militar de 2.ª Classe; a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe; as Medalhas de D. Afonso Henriques, Mérito do Exército, de 1.ª e 2.ªclasses; e as Medalhas de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar.

É casado e tem três filhas.