Login Academia Militar

Em baixo poderá fazer login ou aceder ao webmail. Qualquer dificuldade contactar admin@academiamilitar.pt.
Login
Comandante PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

tgen rodrigues da costaEm nome da Academia Militar as nossas saudações e bem-vindos à sua página oficial.

Nela procurámos inserir toda a informação sobre o seu passado, as suas tradições e as actividades que hoje desenvolve e justificam a confiança renovada com que encaramos o futuro.

Somos um estabelecimento militar de ensino superior universitário que justamente se orgulha das sucessivas gerações que formou.

Neste espaço incluímos também informação actualizada sobre as condições de acesso aos diversos cursos que aqui são ministrados e sobre o conjunto de actividades circum-escolares, complemento indispensável da formação curricular.

A sua mensagem será bem recebida e considerada.

 
Obrigado pela vossa visita.

O COMANDANTE
 
José António Carneiro Rodrigues da Costa
Tenente-General
 

 

Síntese Curricular

O Tenente-General, José António Carneiro Rodrigues da Costa, nasceu em Chaves, tem 57 anos de idade e 39 anos de serviço. Foi promovido ao actual posto em 07 de Junho de 2013.

Está habilitado com o Curso de Engenharia Militar da Academia Militar, o Curso de Promoção a Capitão, o Curso de Promoção a Oficial Superior e o Curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Estudos Superiores Militares.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas. Na Escola Prática de Engenharia, desempenhou as funções de Comandante de Companhia e de Batalhão e de instrutor de diversos Cursos de Formação e de Promoção. No Regimento de Engenharia Nº1, exerceu o cargo de 2.º Comandante e de Comandante da Unidade. Na Direção dos Serviços de Engenharia, desempenhou as funções de Chefe do Gabinete de Engenharia de Novas Infra-estruturas do Exército, Chefe da Repartição Técnica de Engenharia, Chefe do Gabinete Técnico das Novas Instalações do Comando Superior do Exército e de Chefe da Chefia de Infra-Estruturas do Exército. Desempenhou ainda as funções de Chefe da Repartição de Pessoal da então Direção da Arma de Engenharia e de Adjunto Técnico do Regimento de Sapadores Bombeiros da Câmara Municipal de Lisboa. Como Coronel Tirocinado, desempenhou as funções de Coordenador da Área de Investigação e Doutrina, da Área de Ensino de Estratégia e de Área de Ensino Especifica do Exército no Instituto de Estudos Superiores Militares. Como Major-General ocupou o cargo de Diretor da Direção de Infraestruturas do Exército.

Tem averbado catorze louvores dos quais quatro concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército e outros três por Oficiais Generais. Foi agraciado com várias condecorações de que se salientam três medalhas de Prata de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 2.ª Classe, as Medalhas de D.Afonso Henriques – Mérito do Exército de 2ª e 1ª Classe, e a medalha de Ouro de Comportamento Exemplar.